2 Coríntios 10
1 Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente! Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos. Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
O PODER DO ARGUMENTO.
SOMOS O ÚNICO SER NO UNIVERSO QUE TEMOS A CAPACIDADE DE ARGUMENTAR E CONSTRUIR PENSAMENTOS E IDÉIAS E ISSO É MUITO BOM.
Argumentar é persuadir. Persuadir é tentar convencer. Convencer é vencer juntos.
PRECISAMOS ESTAR CONVENCIDOS PARA CONVENCER!
Ninguém consegue convencer alguém a cerca daquilo que não faz parte das suas convicções. Isso significa que o poder do argumento não causa impacto apenas no outro, mas em mim também. Ou seja, eu sou capaz de me convencer.
Uma vez convencido eu estou apto a convencer.
É NO CAMPO DO AUTO CONVENCIMENTO QUE USAMOS OS NOSSOS ARGUMENTOS PARA NOS MOLDAR OU NOS BLINDAR.
SOMOS MOLDADOS QUANDO – Usamos do poder de argumentação sempre abertos a auto avaliação e aceitação de princípios e valores.
SOMOS BLINDADO QUANDO – Não conseguimos aceitar que precisamos mudar. Daí passamos a construir argumentos que nos blinda e nos faz permanecer na geografia que estamos.
Uma característica – Necessidade de auto justificação.
Com Adão foi assim – a mulher que tu me deste
Com Saul foi assim – trouxe o gado para sacrificar
Com Acã foi assim – Josué 7
O jovem do lençol foi assim. Marcos 14
Marcos 14:51,52
E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu.
É debaixo da capa/lençol dos argumentos que guardamos os entulhos da nossa falta de disposição para mudar.
Acã se convenceu de que não tinha problema descumprir a orientação e guardou o que ele pegou enrolado em uma bela capa babilônica.
Josué 7:21
quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo”.
1 – Quando temos argumentos debaixo da capa/lençol que nos blinda jamais estaremos abertos a uma mudança.
2 – Toda mudança de atitude vem precedida por uma mudança de pensamento
3 – E toda mudança de pensamento só é capaz de nos dá paz quando está pautada na obediência aos princípios de Deus.
4 – O filho pródigo no dia que decidiu abrir mão dos argumentos que lhe justificava, decidiu fazer a rota de volta e foi bem recebido pelo pai.
Pr. Adailton Oliveira