Texto: Romanos 12.1-2

Introdução – Todos os dias surgem em nossa mente pensamentos que são gerados por meio de alguma imagem que vimos, palavra que ouvimos, situação que passamos ou lembranças de algum tempo que passou, entre esses pensamentos existem aqueles que geram em nós desejos maus, ou seja, vontade de pecar (pensar, falar ou agir de uma forma que não agrada à Deus). A nossa mente é um campo de batalha muito explorado pelo inimigo. Santificar a mente é uma necessidade para prosperarmos em todas as áres da nossa vida. O que fazer diante desses pensamentos? Como devemos agir?

1 – LIVRAR-SE DOS MAUS PENSAMENTOS – Tiago 1.12-15 – Gênesis 4.7
Geralmente o pecado começa pelos nossos pensamentos, portanto deve ser contido nesse primeiro momento. Foi assim lá no Jardim do Éden e é assim até hoje. O ser humano é sempre atraído por aquilo que pode lhe trazer prazer e nem sempre mede as consequências de seus desejos. Seu corpo não está no controle de sua mente, mas a sua mente está no controle de seu corpo. Não podemos impedir que pensamentos passem pela nossa mente, mas podemos decidir deixá-lo continuar até virar desejo e se consumar, ou, combatê-lo antes disso. Martim Lutero disse: “Você não pode impedir que um pássaro pouse em sua cabeça, mas, pode impedir que faça ninho.” Uma mente poluída é como um corpo sujo, não importa a roupa que vista, vai feder! Cuide dos seus pensamentos! Ore sempre pedindo para o Espírito Santo ajudá-lo a livrar-se dos maus pensamentos. Ou você controla sua mente ou ela o controlará. Você precisa ter a mente de Cristo (1Co 2.16).

2 – CUIDAR DO CORAÇÃO – Salmo 119.11 – Mateus 5.8
“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Tm 1.5-FIEL).
“Ninguém consegue tirar da cabeça aquilo que não sai do coração”. Coração e mente estão ligados. Os pensamentos e os sentimentos são inseparáveis. Por isso o coração precisa ser puro. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Nossas ações refletem aquilo que está em nosso coração. O Senhor diz: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10). Portanto, diariamente devemos orar como Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).

3 – FORTALECER A FÉ – Hebreus 11.5-6 – Efésios 6.16
Fé é crer que aquilo que Deus diz em sua Palavra é uma verdade absoluta. Somente os que abrem seus corações a Deus e são tocados pelo Espírito Santo adquirem o discernimento espiritual necessário para ter uma mente transformada. Não adianta eu saber o perigo dos pensamentos maus e da necessidade de ter um coração puro sem ter fé para pôr em prática a Palavra.
A Bíblia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; … E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, (e não as leva a sério) será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia” (Mt 7.24-27). Como você estaria hoje se agisse radicalmente contra o pecado na medida em que ele surgisse em sua mente? A fé agrada a Deus e beneficia o homem.

Conclusão – A nossa mente é um campo de batalha. Portanto, precisamos nos livrar o quanto antes dos maus pensamentos, cuidar do coração e fortalecer-se na fé. Um cristão verdadeiro precisa ter sua mente santificada, sabendo disso o apóstolo Paulo nos deixa o seguinte alerta: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui