Deus se apresenta através de uma atmosfera!
Mateus 17:1 a 4
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
Êxodo 16:10
Enquanto Arão falava a toda a comunidade, todos olharam em direção ao deserto, e a glória do Senhor apareceu na nuvem.
Êxodo 34.
Há um despertar em nosso coração para andarmos afogueados. Mas, como corpo de Cristo, precisamos estar com essa mesma disposição.
Atmosfera é um ambiente de glória onde Deus está se manifestando e Nós somos responsáveis pelo ambiente!
Jesus não operou muitos milagres em Nazaré, pois não havia um ambiente propicio naquele lugar, por exemplo.
Mt 13:58 E Jesus não realizou ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquelas pessoas.
Como igreja, não somos responsáveis pelo crescimento, pois este vem de Deus, mas sim pelo ambiente.
2º Crônicas 5:6-7,11-14
Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se tinha reunido com ele diante da arca, sacrificaram carneiros e bois, que não se podiam contar, nem numerar, por causa da sua abundância. Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais. Então os varais sobressaíam para que as pontas dos varais da arca se vissem perante o oráculo, mas não se vissem de fora; e ali tem estado até ao dia de hoje. Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, saíndo eles do Egito. E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que ali se acharam, se santificaram, sem respeitarem as suas turmas, E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas). E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor; E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.
2 Crônicas 5:6-14
Observamos neste texto um formato de culto que condiciona um ambiente para manifestação de glória do Senhor, pois a nuvem tipifica esta manifestação. Excelência : Ambiente onde o Poderoso está. Deus está em todo lugar, mas Ele não se manifesta em todo lugar. Um lugar onde há oração, adoração, louvor, isso favorece a manifestação da presença de Deus. Não podemos estar distraídos, mas atentos e desejosos pela manifestação da presença de Deus.
O poder de Deus para servir, chama-se unção. Na santidade, graça. Contra o diabo, força. Em territórios, domínio. É nesse território que proporcionamos a manifestação da glória de Deus. A oração é abrir espaço para os céus aqui na terra. O louvor é outra chave, pois proclama quem Deus é para nós. Na adoração, somos transformados, pois contemplamos quem Deus é. A palavra revelada nos traz o conhecimento de Deus. A conformação nos impede de sermos tocados, transformado pela glória de Deus. Não podemos deixar que o sucesso do último culto nos freie.
Andar em obediência nos colocará na rota da atuação do sobrenatural.
Oferta também é uma chave poderosa. A oferta não sai de nós, como perda, pois Deus vê como algo santo, mas uma expressão de honra e consideração. Um ambiente com pessoas avarentas não manifesta a glória do Senhor. Deus amou o mundo de tal maneira que deu.
O poder das Palavras também determinam o ambiente em que estamos. Uma murmuração atrai demônios. O Espírito da verdade estava esperando as palavras para atuar. Não pode existir mais em nosso vocabulário “Eu não posso”.
Pr. Adailton Oliveira Almeida.